2009/01/30

Rainha da União da Ilha da Magia

[Carnaval Florianópolis 2009]



Com Raça e com Fé eu vou,
Lagoa de Sonhos me encantou;
Verde Branco e Ouro hoje és realidade,
Na força da Comunidade.

União da Ilha da Magia,
Vem se embalar nos braços de Morfeu,
Divina Freguesia da Lagoa,
Beleza que o poeta descreveu;
Índios Carijós e Guaranis,
Quilombolas já passaram por aqui;
A visita da Corte. açoriana imigração
É um orgulho a nossa Tradição.

Formosa Lagoa, a Lua
Ao te ver bailando, flutua
Se enche de brilho
Nos leva pro céu
No canto de um Menestrel.
União da Ilha da Magia

Suas belezas naturais,
Você até o belo seduziu;
O "Point", o turismo dos mortais,
Recanto que o mundo aplaudiu.
Lagoa da Conceição,
Da minha gaivota, és a inspiração
Lindo é preservar a Natureza;
Futuro, a nossa riqueza,
A luz de uma real paixão.

2009/01/29

Gull 5


Gull 5
Originally uploaded by etrauer.com

Humildade

"Se errar, não bote a culpa nos outros".
 [Clicio Barroso]

2009/01/27

Reflex on "il Campo"


Reflex on "il Campo"
Originally uploaded by Paolo.Sammicheli.ipernity.com

Uma bela visão de mundo, criativa e fora do linear!!

Os Desafios da Educação: Criatividade e Bom Senso

 publicado na Revista do Colégio Catarinense - 2008

FALAR em educação no Brasil representa, por si só, um grande desafio, pois apesar de ser o alicerce do desenvolvimento de uma nação, ainda há muito que fazer para que todos os cidadãos brasileiros venham a ter a oportunidade digna de receber uma educação com qualidade.

Como empresário e coordenador do curso de Administração tenho percebido uma realidade que chama a atenção no âmbito das organizações: O investimento do setor de pessoal no que tange a cursos de “geração de criatividade”, habilidade intra-pessoal almejada e exigida pelos gestores do Século XXI.

Neste ponto convido ao leitor a pensar nos seus tempos de infância, em como foi a sua relação com as pessoas mais próximas, sejam elas familiares, amigos ou professores. As crianças são pessoas extremamente criativas e ávidas por novas informações, tanto é que as suas perguntas geralmente terminam com o tradicional: Por quê? Por quê? ... e as respostas pré-estabelecidas pelos adultos acabam por ser: É porque é e pronto!!

No decorrer da vida escolar também é possível recordar da forma pela qual “aprendemos” os conteúdos programáticos (de uma maneira geral, não estou afirmando que é assim que acontece na totalidade). Tendemos a receber a informação com o direcionamento para uma avaliação chamada de “prova” na qual os alunos precisam de uma média mínima para a aprovação.

O enfoque principal acaba sendo desviado para a média mínima exigida e, na seqüência, para a aprovação em vestibulares e não para o  conhecimento e compreensão dos assuntos abordados. Decoramos orações coordenadas assindéticas aditivas pela necessidade de um conceito e não pela importância do entendimento da língua portuguesa e seguimos anos após anos até o início do curso superior que, provavelmente, irá dar continuidade ao mesmo modelo de repasse de informações.

Qual é a grande surpresa: a tendência do desaprender a ser crítico, reflexivo e criativo, habilidades que os gestores tanto precisam no atual mundo em que vivemos.

Se pedisse ao leitor que nesse momento, em não mais do que dezessete segundos, desenhasse uma casa, que tipo de figura provavelmente estaria surgindo? Faça um teste e depois verifique se não é semelhante à figura que aparece no final deste artigo. Por  quê isso acontece? Você lembra como foi que você aprendeu a desenhar uma casa? Provavelmente alguém desenhou a tradicional forma de casa e disse: Isto é uma casa, desenhe uma casa agora!! Quando uma das alternativas poderia ser mostrar casas nas redondezas e comentar: Essas são casas, agora você pode desenhar uma casa? Experimente...

Certamente sairiam desenhos diferentes do modelo pré-formatado e que não representa a realidade brasileira. O resultado está diretamente relacionado com modelos mentais que acompanham o desenvolvimento das pessoas e, dessa forma,  o potencial criativo poderia ser reforçado ao invés de sufocado.

Com essa reflexão chamo a atenção para algumas atividades que lembro com muita alegria dos tempos em que freqüentava o ambiente do Colégio Catarinense, atividades complementares tais quais os eventos na colônia de férias de Pinheiral, as Jornadas na Lagoa do Peri, nas práticas desportivas desenvolvidas pelo Colegial e as atividades da então Cruzada Eucarística e posteriormente CVX, dentre outras. Muito mais do que uma formação, essas atividades permitem o exercício de habilidades inter e intra-pessoais como liderança, tomada de decisão, responsabilidades e organizações de eventos que são extremamente úteis e importantes na formação profissional.

Lembro do garoto tímido que era em sala de aula e o quanto essa formação permitiu que mudasse, em muito, a postura pessoal e profissional.

Finalizo convidando o leitor para uma reflexão sobre a educação brasileira, para a forma muitas vezes isolada e independente nas quais as disciplinas são apresentadas, pela carência da educação artística, desportiva e social que dominam os ambientes de aprendizagem. Qual está sendo o nosso papel na formação dos jovens brasileiros para o futuro?




Mudas de Café


Mudas de Cafés
Originally uploaded by etrauer.com

... e assim nasce o café brasileiro ... nesta imagem mudas que futuramente estarão produzindo grãos saudáveis, origem do Kassai Café, um dos melhores cafés do Mundo produzido aqui no Brasil e servido na Suporte & Inovação Interiores para seus clientes especiais.

2009/01/26

Butterfly


Butterfly
Originally uploaded by etrauer.com

2009/01/06

Galeria de Imagens

Uma ótima maneira de valorizar o seu espaço, seja residencial ou comercial.
A galeria de imagens consiste disposição organizada de fotografias emolduradas sob paspatour de ph neutro com molduras minuciosamente escolhidas.
As fotografias são seriadas e assinadas pelo autor, o que agrega valor a sua obra de arte.
As temáticas são diversas e vão ao encontro do perfil de seu proprietário. Muitas das vezes trabalha-se com a fotografia autoral.
O olhar do fotógrafo, o estilo da fotografia e a atmosfera de onde a galeria será montada é um convite ao descanso visual e à criatividade.

Maiores informações, basta entrar em contato. A coleção conta com mais de 40.000 fotos. Algumas delas podem ser conferidas na loja Suporte & Inovação Interiores e em etrauer.com.

2009/01/05

Re|de|forma Ortográfica

Interessante a reforma ortográfica no português. 
A lingua, expressão cultural de um povo agora força o povo a esquecer a memória ortográfica. Como se isso fosse fortalecer o português e o Brasil.
Há sim um nome forte e não tão oculto, mas também não tão expressivo, que batalhou por essa estapafúrdia mudança. José Sarney, membro da Academia Brasileira de Letras.
Alguém lembra de seu último livro? De algum de seus livros? Uma frase então ...

E o Brasil, por incrível que pareça, com ou sem trema, ainda caminha .. Pero Vaz de Caminha ...

2009/01/02

Nextel e Motorola i880 - uma BOMBA

Século XXI
2009
Todas as boas referências indicam que, quando uma empresa lança um produto com defeitos, deve no mínimo assumir os erros e entrar em contato com seus clientes para reparar os possíveis danos. 

Não é o que acontece com a Nextel/Motorola. Quem teve o infortúnio de comprar e pagar CARO pelo modelo i880 da Motorola sabe do que estou falando. O aparelho possui defeitos de projeto assumidos pela assistência técnica da Motorola/Nextel, porém sem realizar nenhuma troca para seus clientes e sem formalizar esse erro. 

Este aparelho possui o teclado bastante "duro", inverte a tela e, e questão de meses o desgaste do conector de energia do visor simplesmente deixa de funcionar ... 

Será que alguém consegue entrar em contato com a Motorola .. Estou tentando à 6 meses .. sem sucesso. Não consigo passar do primeiro nível dos atendentes.. 

Quem conseguir êxito, favor avisar .. a imprensa. Detalhe, o visor deixou de funcionar com 14 meses, 2 meses após o término da garantia. Valor do aparelho: Cerca de R$ 900,00. Valor do concerto: Cerca de R$ 550,00. Ter um aparelho de última geração que não funciona .. não tem preço.