2009/04/26

Marketing de Serviços

Uma crítica ao mau atendimento, fruto provável de uma fraca capacitação aliada a falta de bom senso e autonomia.

Case: Paquetá Florianópolis - Shopping Iguatemi
Apoio: Volta à Ilha de Florianópolis SC 2009

Fatos:

Caríssimos(as), [carta para o setor de reclamações da Paquetá]

Escrevo para que fique registrada esta crítica construtiva, apesar de minha insatisfação.

Participei do Evento Volta à Ilha Florianópolis SC e, na convenção, adquiri uma camisa Asics [6753020050009) no Hotel Magestic tamanho G. Ao chegar em casa percebi que a mesma estava manchada nas costas, provavelmente uma manha de tinta resultante de algum descuido no processo de tingimento.
Neste domingo, dia seguinte a competição, fui até a Paquetá do Shopping Iguatemi de Florianópolis EXCLUSIVAMENTE para realizar a troca. A vendedora que havia me atendido junto com, provavelmente o Gerente me avisou que não haviam mais dessas camisas, pois todas foram comercializadas. Até este momento tudo bem, poderia trocar por algum outro produto da loja. O fato é que as demais camisas semelhantes, porém modelos levemente diferentes e em outras cores eram da coleção nova e estavam BEM mais caras. Não haviam opções para troca segundo o vendedor/gerente.
Pergunto: como fica o cliente em uma hora dessas? Não há autonomia para realizar a troca por uma camisa semelhante, mesmo que o preço de venda fosse superior? É uma situação particular. E o que mais me surpreendeu foi que o vendedor/gerente retornou e estendeu a sua mão com o dinheiro no montante do valor pago e ficou olhando para mim... Perguntei o que isto significava e ele afirmou: "Seu dinheiro de volta, a rigor nem poderíamos fazer isso, mas leve."
O resultado é que, além de ficar extremamente insatisfeito e decepcionado [fui cliente da Paquetá de Porto Alegre desde pequeno, onde, apesar de morar em São Luiz Gonzaga, meus pais compravam meus calçados e acessórios na Paquetá de POA], Elevei minhas expectativas com uma camisa realmente bonita, percebi o defeito, não consegui trocar, recebi friamente o dinheiro de volta, perdi meu tempo de um domingo de sol maravilhoso tendo ido ao shopping exclusivamente para a troca [meu tempo é bastante limitado devido às inúmeras atividades profissionais que realizo], tive que pagar o estacionamento e saí com uma péssima imagem da Paquetá Esportes Florianópolis.
Sou profissional da área de Marketing Estratégico e conheço muito bem as soluções plausíveis que poderiam ter sido tomadas.
É lamentável este fato.

Atenciosamente,
Eduardo Trauer
Coordenador e Chefe do Departamento de Administração Empresarial da ESAG/UDESC
Professor de Marketing Estratégico e de Serviços da ESAG/UDESC
Fotógrafo
Cliente Insatisfeito.

2009/04/19

Cimed-Florianópolis Tri-Campeã da Liga Nacional


Dá-lhe Floripa e um agradecimento especial ao Matheus Cardoso da Personal Fisio, grande profissional da fisioterapia e um dos responsáveis por eu poder estar novamente participando das corridas em Floripa!






2009/04/18

Pôr do Sol na Lagoa da Conceição



Floripa é uma Ilha Mágica como Franklin Cascaes retratava em suas obras.
Um dia comum de outono e o brilho do sol encantando o céu, a terra e o mar era o convite perfeito para sair sem rumo com câmera fotográfica na mochila.

Pessoas que encontramos, paisagens fazendo festa e a poesia dos clicks surgem naturalmente, como devem ser, esponâneos e belos.

E a vida segue, com um dia que não volta mais, mas promete que amanhã poderá ser tão ou mais belo do que hoje ... basta a gente querer ...

Um ótimo domingo e que venha o Amanhã :)




2009/04/17

Vive-la-Fête || Fashion Experience


A super nova proposta cultural para Floripa teve seu lançamento na noite de ontem no charmoso local do Vecchio Giorgio com o apoio da Revista Catarina, MFPEventos através do Marcelo Fagundes e Giuliana Brandão, Passarela Office e todos os presentes.
Muita música boa com Jean Mafra da Samambaia, produção de moda para os convidades e fotos, muiitas fotos..
Juntos na produção do Evento, E.Trauer e Bruno nas fotos, Aline França trabalhando a consultoria de imagem, Igor Viegas na filmagem digital e Silvana Jóias abrilhantando os convidados com seus acessórios.

Vale conferir este que é o início de uma nova história levando a cultura e moda de SC para mundo.
Fotos clicando no link Galeria || Moda || Vive la Fête deste site.













2009/04/16

Mundo Moderno

Hodiernamente presenciamos um mundo acelerado que navega em mares nem sempre tão calmos. Para reduzirmos o risco das tomadas de decisões faz-se necessário estar informado sobre muitas áreas do conhecimento.

Não basta ser exímio conhecedor de uma única área se não existir o BOM SENSO para buscar entender o COMO é que esta área reage às influências externas e, da mesma forma, COMO é que ela influencia outros setores.

O mundo é uma teia totalmente interligada e interdependente. É preciso estar atento aos detalhes e aos acontecimentos do mundo moderno; mas somente isto não basta: Para poder FAZER ACONTECER no FUTURO é imprescindível conhecer o PASSADO e entender o PRESENTE.

Outro fator relevante par aum possível bom resultado na realidade profissional está em perceber que o GRANDE PROBLEMA dos PROBLEMAS que vivenciamos em nossos desafios diários está exatamente ao encará-lo como um PROBLEMA!

Deveríamos buscar SOLUÇÕES!! Desta forma perceberíamos que muitas vezes a SOLUÇÃO é muitíssimo mais SIMPLES do que imaginávamos, exatamente porque estamos crescendo em um mundo no qual as respostas aos nossos questionamentos parecem ser DIFÍCEIS, ONEROSAS e DEMORADAS.

Desaprendemos a enxergar o SIMPLES de tal forma que este se torna extremamente DIFÍCIL.


think about that...

2009/04/14

Kiss in Florianópolis

Creativity

O hiperlink é fantástico,
mundo moderno inspirado nas obras de ficção científica do início do Século XX que conto com mais detalhes em um futuro próximo.

Ao ler o post no Clicio Photo News conheci um pouco de Peter Lindbergh e, visitando seu site me deparei com uma definição de Criatividade que vem ao encontro do que penso e compartilho com vocês.

Obrigado Clicio e, por tabela, obrigado Lindbergh!

"Creativity is the basis of self-expression. Why are some people supposedly more creative than others, and why can't others open themselves up enough to be able to express who they are?

Creation is the birth of something, and something cannot come from nothing. When someone creates something: a painting, a poem, a photograph, the creativity comes from an idea, from a feeling, from emotion, or from a combination of ideas, feelings and emotions that are somehow "reborn" from all our experiences and perspectives.

Creativity is the desire to express ourselves. To formulate these expressions, we have to draw from our "reservoir" of experience, dreams, desires, and experimentation and mix together what was, what is, and what could be… I don't think you can learn it, it is rather something that evolves. Your perception of everything in your life fills up this reservoir.

Some people are drawn to create and express themselves, others are drawn to reflect, to analyze. But in the end, they all could be creative if they had the desire to explore the way in which they are integrated in the world of their experiences. Because creativity is really a rebirth, a true tone we feel for ourselves and for our world. Then our work becomes a real part of who we are. Maybe all this is a question of how deep we are willing to go…"

by Peter Lindbergh
with Lily, New York, June 1996

2009/04/13

3 situações que não voltam atrás...


Santo Antônio de Lisboa || Florianópolis || SC || Brasil

Para refletir ...

3 situações que não voltam atrás...

1) Flecha lançada;
2) Palavras mencionadas e
3) Oportunidade perdida.

2009/04/12

Lights in Santo Antônio de Lisboa


Lights in Santo Antônio de Lisboa
Originally uploaded by etrauer.com

As luzes do Século XXI
entrelaçadas pelos fios e cabos
que nas noites de outono
trazem a voz, a imagem e a proximidade das pessoas.

Mas trazem também
os riscos no céu azul
o ambiente que outrora já esteve limpo,
agora disputa esparsos espaços
para a contemplação.

A composição que traduz a imagem
na primeira calçada de Santa Catarina
teve origem nos idos anos de 1845,
21 de outubro de 1845
pelas passagem de Dom Pedro II
e que hoje recebe o nome
de Praça Roldão da Rocha Pires
inaugurada em 1978.

Tradicional Feira das Alfaias
que em tarde trigueira
aquecida pela mansa luz do entardecer
reflete o dourado nos olhos de seus contempladores
pelo fruto do trabalho
das mãos de artistas
das mãos de gente
das mãos que não se cansam de ilustrar
este canto da História do Brasil;

Belo canto do Brasil.

2009/04/11

Circo da China - Navio Pirata


China Circus
Originally uploaded by etrauer.com

Espetáculo que vale a pena ser conferido, no Centro Multiuso de São José.
A organização do evento é que deveria estar mais profissional. O Espetáculo merece instalações melhores, como em um Teatro.

2009/04/08

Ana Paula Pfleger by etrauer.com || Ford Models


Ana Paula Pfleger by etrauer.com || Ford Models
Originally uploaded by etrauer.com

Em estilo country, Ana veste Colcci e Bloomingdales - NY