2009/08/19

19 DE AGOSTO - DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA


Fonte: http://fotocolagem.blogspot.com

Por: Enio Leite
Focus Escola de Fotografia
www.focusfoto.com.br


Foi numa manhã, mais precisamente no dia 19 de agosto de 1839, que a fotografia se tornou de domínio público em território francês. O anúncio oficial foi feito na Academia de Ciências e Artes de Paris, pelo físico François Arago, que explicou para uma platéia espantada os detalhes do novo processo desenvolvido por Louis Jacques Daguerre. O físico apresentava e doava ao mundo o daguerreótipo.


Naquele momento o ato parecia uma mágica. Uma caixa escura, ferramenta capaz de captar e fixar numa superfície o mundo "real".


Dizem as lendas que em seguida à cerimônia várias pessoas saíram as ruas em busca de uma máquina de fazer daguerreótipos e essa vontade de produzir imagens nunca mais cessou.



Daguerre não perdeu tempo. Antes de doar seu invento a França já havia patenteado o mesmo nas Ilhas Britânicas, Estados Unidos e nos quatro cantos do mundo.



"De hoje em diante, a pintura está morta" declarava o pintor Paul Delaroche. Nos círculos mais conservadores e nos meios religiosos da sociedade, "a invenção foi chamada de blasfêmia, e Daguerre era condecorado com o título de "Idiota dos Idiotas''". O pintor Inglês, ainda que utilizasse os daguerreótipos de Nadar para executar seus retratos, menosprezava a fotografia, como sendo apenas um produto industrial, e confidenciava: "a fotografia é melhor do que o desenho, mas não é preciso dizê-lo".



Baudelaire, um dos mais expressivos representantes da cultura francesa, negava publicamente a fotografia como forma de expressão artística, alegando que "a fotografia não passa de refúgio de todos os pintores frustrados", e, sarcasticamente, celebrava a fotografia "como uma arte absoluta, um Deus vingativo que realiza o desejo do povo. e Daguerre foi seu Messias. Uma loucura, um fanatismo se apoderou destes novos adoradores do sol". Com estas declarações, Baudelaire refletia o impacto causado pela fotografia na intelectualidade européia da época".


Um artigo publicado no jornal alemão Leipziger Stadtanzeiger, ainda na última semana de agosto de 1839, ajuda a compreender melhor este confronto:"Deus criou o homem à sua imagem e a máquina construída pelo homem não pode fixar a imagem de Deus. É impossível que Deus tenha abandonado seus princípios e permitido a um francês dar ao mundo uma invenção do Diabo".(Leipziger Stadtanzeiger ,26.08.1839, p.1) A nova concepção da realidade conturbou o mundo cultural e artístico europeu.


Como entender que a fotografia viesse para ficar, a não ser em substituição das tradicionais formas de representação? Já se havia gasto vãs sutilezas em decidir se a fotografia era ou não arte, mas preliminarmente, ainda não se perguntara se esta descoberta não transformava a natureza geral da arte e da cultura.


A nova invenção teve importância mais filosófica do que científica. Nasceu dentro do germe da sociedade industrial e a partir desta data o mundo nunca mais seria o mesmo.


Evolução cronológica dos principais registros:


Grécia, antes de Cristo – Aristóteles – Criação da imagem através de um orifício.
Século X – Alhazen (árabe) descreveu como observar um eclipse solar no interior de uma câmera obscura.
Século XVI – Redução da câmera obscura (auxiliar na pintura).
Século XIX (1826) – Joseph Nicephore Niépce (francês) foi a primeira pessoa no mundo a tirar uma verdadeira fotografia - processo heliográfico com 8 horas de exposição à luz.
Ano de 1830 – Josef Petzval criou uma nova lente dupla abertura F 3.6 (30 vezes mais rápida que a anterior).
1832/1833 – Hércules Florence descobre isoladamente a fotografia na Brasil - na vila de São Carlos, atual cidade de Campinas (SP).
1835 – Louis Jacques Mandé Daguerre, firmou-se como único inventor da fotografia prática, através de seu - Daguerreótipo - chapa de cobre revestida com prata, banhada com iodeto de prata. Na presença de vapor de mercúrio surge a imagem, gerando um único positivo (era o "polaroid" da época).
1840 – Willian H. Fhox Talbot, descobre o processo negativo/positivo usando como filme folhas de papel sensibilizado (preparado para reagir à luz) que depois foi substituído por vidro. Os negativos de vidro foram usados até os anos 50.
1871 – Richard Leach Maddox, primeira chapa usando gelatina para manter o brometo de prata no lugar.
1877 – George Eastman, popularizou a fotografia com a criação do filme flexível (em rolo), que tinha o nome de "American Film" e vinha com 100 poses.
1925 – Lançamento da câmera 35mm (Leica)...

2009/08/17

Fim de semana

Fim de semana é bom,
porque renovamos as energias
para começar tudo de novo
mas de novo ... como novo mesmo
porque mesmo que estejamos no mesmo lugar
o ar que respiramos é outro
as águas que passam são outras
e a emoção do inesperado
pode nos surpreender..

2009/08/10

Criatividade || Parte I

Criação está relacionada com 'fazer existir algo que não existia até então'. Se conceitos como 'inesperado' e 'mudança' são inseridos no processo podemos começar a pensar em criatividade também.

Criatividade sem emoção também não faz muito sentido. Faz-se necessário estar envolvido e focado no que objetivamos e isso requer TEMPO, ESFORÇO e - obviamente - FOCO, gerando disposição para encontrar uma nova idéia.

Outro ponto interessante para refletir é que nosso cérebro somente pode - em tese - ver aquilo que ele está preparado para ver, ou seja, as idéias que já possuimos e isto acaba nos condicionando a sempre seguir pelos mesmos caminhos, pois temos uma provável preguiça para pensar em alternativas diferentes - isto se não exercitarmos nossos pensamentos.

Finalizo esta reflexão com a afirmação de De Bono: "Criatividade não é simplesmente uma maneira de fazer melhor as coisas. Sem ela, somos incapazes de fazer pleno uso das informações e experiências que já estão disponíveis e estão presas a antigas estruturas, padrões, conceitos e percepções."

Uma Visita

Esfera Produções Artísticas e Grupo Armação no Teatro da UFSC apresenta:

Uma Visita

De: Martin Walser
Direção: Antônio Cunha
Na sequência, a peça segue para Portugal

Na foto, Antonella Batista como Frieda

2009/08/09

Gripe Suína

Transcrevo abaixo uma excelente reflexão crítica de um grande amigo, Rodolfo, sobre a "Gripe Suína"

"Seria também irresponsabilidade afirmar que a coisa é 'apenas boato'.
Já dizia o ditado 'onde há fumaça há fogo'.
E não é a 1a vez que o governo tenta abafar uma notícia - seja lá em que área - principalmente se mostra o despreparo, desleixo ou ignorância do poder público.

Sim, a doença está ai. A OMS já decidiu parar com as contas depois que a gripe foi declarada pandemia. Como a gravidade da doença por enquanto não é nada de fora do comum o conselho foi a dos governos se preparem da melhor maneira para cuidar do doente. Seja passando simplesmente informação ou nos casos mais graves disponibilizando mais leitos.

O que eu vejo é que as pessoas - com ou sem razão - estão começando a inflacionar o pânico.
Sim,um pouco mais de transparência nas informações ajudaria. Mas o pessoal já aprendeu a desconfiar sempre do governo. Saudável até certo ponto.

As estatísticas mostram que nossas cidades são perigosas. O que fazemos é evitar os lugares e horários mais perigosos. Mas a grande maioria não se impôs um auto enclausuramento.
Nossas estradas são perigosas para motoristas e pedestres. O que nos resta é ficarmos mais atentos - o que não é nenhuma garantia de ficar livre de acidentes. Mas continuamos nas ruas sem pânico.

Então sim, temos possibilidades de conviver com uma realidade incômoda tomando certas precauções, mas não há garantia de que vamos ficar livre de problemas.

O que me irrita mesmo é ver pessoas que inflam o pânico mas tem duas medidas para o mesmo peso.Por exemplo adiar a volta às aulas mas não aceitam jogos ou concertos sem público.
Se a gripe estiver ai em Fevereiro, vão cancelar o carnaval no Rio?
No meu trabalho, no início do ano, proibiram viagens de negócios ao México mas não aos USA ou Canadá - mesmo os mesmo já apresentando estátisticas parecidas de casos e mortes que o México teve!

Seja coerente nas escolhas mas sem pânico. É só isso que dá para fazer.
Como obter informação confiável é tarefa difícil, dê uma boa olhada nas pistas que os jornais trazem:

_Se aquele grupo de vereadores cancelou uma 'visita' a Cancun para discutir aquela cooperação em tecnologia de ciclovias - desconfie que a situação lá pode estar ruim!
_Se aquele grupo de deputados cancelou a ida àquele importante congresso de cultura dos Pampas em Bariloche - a situação lá ta preta!
_ Se os prefeitos resolveram adiar aquela visita a Ctba para oficializar aquele importante repasse de verbas - corre, se benze que a coisa lá ta na hora da morte!

Então, são pistas sutis como essas que mostram se um lugar está livre o não da gripe Suína :-) "

Excelente reflexão de Rodolfo

Ps: Não quero botar mais lenha na fogueira mas em Brasília me parece que os deputados e senadores já não estão mais indo ao trabalho e que as férias nos 3 poderes esse ano vão começar mais cedo e terminar mais tarde! Não estão comentando, mas me parece que a coisa lá também está feia!


2009/08/06

Foto do Dia


Ana Paula Pfleger || Ford Models

2009/08/04

Verso/Reverso


Exposição de fotos do Clicio, grande profissional internacional de fotografia, inaugurando amanhã na na Arte Plural Galeria, Recife.
Segundo Clicio, em 2010 em Floripa!!

2009/08/03