2010/08/14

Comunicação e Persuasão


Nesta semana estaremos abordando construtivamente este tema.




Desde os primórdios que a comunicação tem sido a propulsão da sociabilidade, tanto nas esferas públicas quanto nas esferas privadas, todos nós recorremos amiúde e instintivamente a técnicas de persuasão [consciente e inconscientemente].

Esta técnica percorreu séculos de história como podemos comprovar nos relatos de grandes pensadores e filósofos da Antiguidade que já se haviam ocupado desta arte, tendo mesmo sido pioneiros no estudo desta disciplina.

Hodiernamente, graças aos avanços logrados por Kurt Lewin e Carl Hovland na área da Psicologia Social durante as décadas de 30 e 40, o interesse científico pelos fenômenos que gravitam em torno da persuasão tem vindo a intensificar-se.

Incidindo sobre a manipulação implacável da publicidade comercial e o caráter dissuasivo da publiciddae de prevensão, passando pelas manobras de persuasão ideológica alada à política e aos efeitos da televisão - e recentemente da Internet -, que este assunto torna-se cada vez mais atual e importante em nossas vidas, até mesmo para compreender o como "não" ser persuadido por assuntos que não nos dizem respeito e interesse diretamente.

Os assuntos aqui abordados têm como base a ótica de Nicoletta Cavazza, em sua obra entitulada Comunicazione e Persuasione - Farci dire di si: l'abilità di convincere e di resistere, da Editora il Mulino.

Feita a referência, tomo a liberdade de suprimir as "" nas citações e reforço aqui que a idéia central provém desta ilustre profissional.

Persuadir é uma arte antiga que direciona o interesse de compreendermos melhor o modo de funcionamento da persuasão por razões que parecem óbvias:

1. Para aumentar a nossa eficácia nas situações em que pretendemos convencer os outros de algo e,

2. Para conseguirmos resistir às sugestões que poderíamos aceitar mesmo sem querer.

2010/08/09

Marca

"Não por acaso, Coco Chanel fazia parte do grupo de intelectuais do início do Século XX, como Serge Diaghilev, Pablo Picasso, Igos Sravinsky e Jean Cocteau, todos na busca de novos conceitosl 'Era respeitada por esses artistas como uma pessoa que quebrava as regras e inventava uma forma nova de expressão, como eles', diz Janet. [Janet Wallach, biógrafa da estilista.] .. 'O ponto de virada em sua carreira foi a criação do Chanel n. 5. Há várias histórias sobre a criação do perfume. .. Na verdade, ela criava um mito em torno de suas realizações. Essa era uma grande estrategista de marketing, conta Janet." [Cobra, p. 38-39, 2007] Marketing & Moda.

Para David Ogilvy, Marca é a soma intangível dos atributos do produto, de seu nome, seu preço, sua embalagem, sua história, sua fama e a forma como é feita a sua publicidade. Uma marca é também definida pelas impressões dos consumidores sobre pessoas que a usam, tanto quanto pela sua própria experiência.

A marca, segue Cobra (2007), penetra na mente das pessoas e registra no consciente os valores tangíveis do produto - isto é, seus atributos físicos, seu 'corpo', por assim dizer - e, no incosciente, os valores intangíveis do produto - ou seja, sua 'Alma'.

Atualmente, mais do que um produto, a marca vende um Estilo de Vida.

Experimente o seguinte exercício: Olhe ao seu redor e identifique os produtos que estão na sua proximidade. O que eles representam? Que associações surgem em sua mente ao olhar para eles [se é que elas surgem]?

As marcas gravitam no imaginário das pessoas, mas habitam seu cotidiano, transferindo a elas sua personalidade, reafirma Cobra (2007)

As marcas mais valiosas do Mundo (2005) (em milhões de dólares)

1. Coca-Cola67,3 ($m)
2. Microsoft61,3 ($m)
3. IBM53,7 ($m)
4. GE44,1 ($m)
5. Intel334 ($m)
6. Disney26,1 ($m)
7. McDonalds25,0 ($m)
8. Nokia24,0 ($m)
9. Toyota22,6 ($m)
10. Marlboro22,1 ($m)
As marcas mais valiosas do Mundo (2009) (em milhões de dólares)
1. Coca-Cola68,734 ($m)
2. IBM60,211 ($m)
3. Microsoft56,647 ($m)
4. GE47,777 ($m)
5. Nokia34,864 ($m)
6. McDonald's32,275 ($m)
7. Google31,980 ($m)
8. Toyota31,330 ($m)
9. Intel30,636 ($m)
10. Disney28,447 ($m)
Fonte: Interbrand

Interessante assistir a apresentação:
a apresentação de , Global Chief Executive Jez Frampton reviews the big takeaways from the 2009 study.