Criação está relacionada com 'fazer existir algo que não existia até então'. Se conceitos como 'inesperado' e 'mudança' são inseridos no processo podemos começar a pensar em criatividade também.
Criatividade sem emoção também não faz muito sentido. Faz-se necessário estar envolvido e focado no que objetivamos e isso requer TEMPO, ESFORÇO e - obviamente - FOCO, gerando disposição para encontrar uma nova idéia.
Outro ponto interessante para refletir é que nosso cérebro somente pode - em tese - ver aquilo que ele está preparado para ver, ou seja, as idéias que já possuimos e isto acaba nos condicionando a sempre seguir pelos mesmos caminhos, pois temos uma provável preguiça para pensar em alternativas diferentes - isto se não exercitarmos nossos pensamentos.
Finalizo esta reflexão com a afirmação de De Bono: "Criatividade não é simplesmente uma maneira de fazer melhor as coisas. Sem ela, somos incapazes de fazer pleno uso das informações e experiências que já estão disponíveis e estão presas a antigas estruturas, padrões, conceitos e percepções."
A vida ao nosso redor
-
A vida ao nosso redor. Ivan de Almeida 2017, janeiro Estar presente. Não é
um luxo, é o que somos. Somos nossa presença. Durante muito tempo acreditei
que ...
Há 7 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário