2010/08/14

Comunicação e Persuasão


Nesta semana estaremos abordando construtivamente este tema.




Desde os primórdios que a comunicação tem sido a propulsão da sociabilidade, tanto nas esferas públicas quanto nas esferas privadas, todos nós recorremos amiúde e instintivamente a técnicas de persuasão [consciente e inconscientemente].

Esta técnica percorreu séculos de história como podemos comprovar nos relatos de grandes pensadores e filósofos da Antiguidade que já se haviam ocupado desta arte, tendo mesmo sido pioneiros no estudo desta disciplina.

Hodiernamente, graças aos avanços logrados por Kurt Lewin e Carl Hovland na área da Psicologia Social durante as décadas de 30 e 40, o interesse científico pelos fenômenos que gravitam em torno da persuasão tem vindo a intensificar-se.

Incidindo sobre a manipulação implacável da publicidade comercial e o caráter dissuasivo da publiciddae de prevensão, passando pelas manobras de persuasão ideológica alada à política e aos efeitos da televisão - e recentemente da Internet -, que este assunto torna-se cada vez mais atual e importante em nossas vidas, até mesmo para compreender o como "não" ser persuadido por assuntos que não nos dizem respeito e interesse diretamente.

Os assuntos aqui abordados têm como base a ótica de Nicoletta Cavazza, em sua obra entitulada Comunicazione e Persuasione - Farci dire di si: l'abilità di convincere e di resistere, da Editora il Mulino.

Feita a referência, tomo a liberdade de suprimir as "" nas citações e reforço aqui que a idéia central provém desta ilustre profissional.

Persuadir é uma arte antiga que direciona o interesse de compreendermos melhor o modo de funcionamento da persuasão por razões que parecem óbvias:

1. Para aumentar a nossa eficácia nas situações em que pretendemos convencer os outros de algo e,

2. Para conseguirmos resistir às sugestões que poderíamos aceitar mesmo sem querer.

2010/08/09

Marca

"Não por acaso, Coco Chanel fazia parte do grupo de intelectuais do início do Século XX, como Serge Diaghilev, Pablo Picasso, Igos Sravinsky e Jean Cocteau, todos na busca de novos conceitosl 'Era respeitada por esses artistas como uma pessoa que quebrava as regras e inventava uma forma nova de expressão, como eles', diz Janet. [Janet Wallach, biógrafa da estilista.] .. 'O ponto de virada em sua carreira foi a criação do Chanel n. 5. Há várias histórias sobre a criação do perfume. .. Na verdade, ela criava um mito em torno de suas realizações. Essa era uma grande estrategista de marketing, conta Janet." [Cobra, p. 38-39, 2007] Marketing & Moda.

Para David Ogilvy, Marca é a soma intangível dos atributos do produto, de seu nome, seu preço, sua embalagem, sua história, sua fama e a forma como é feita a sua publicidade. Uma marca é também definida pelas impressões dos consumidores sobre pessoas que a usam, tanto quanto pela sua própria experiência.

A marca, segue Cobra (2007), penetra na mente das pessoas e registra no consciente os valores tangíveis do produto - isto é, seus atributos físicos, seu 'corpo', por assim dizer - e, no incosciente, os valores intangíveis do produto - ou seja, sua 'Alma'.

Atualmente, mais do que um produto, a marca vende um Estilo de Vida.

Experimente o seguinte exercício: Olhe ao seu redor e identifique os produtos que estão na sua proximidade. O que eles representam? Que associações surgem em sua mente ao olhar para eles [se é que elas surgem]?

As marcas gravitam no imaginário das pessoas, mas habitam seu cotidiano, transferindo a elas sua personalidade, reafirma Cobra (2007)

As marcas mais valiosas do Mundo (2005) (em milhões de dólares)

1. Coca-Cola67,3 ($m)
2. Microsoft61,3 ($m)
3. IBM53,7 ($m)
4. GE44,1 ($m)
5. Intel334 ($m)
6. Disney26,1 ($m)
7. McDonalds25,0 ($m)
8. Nokia24,0 ($m)
9. Toyota22,6 ($m)
10. Marlboro22,1 ($m)
As marcas mais valiosas do Mundo (2009) (em milhões de dólares)
1. Coca-Cola68,734 ($m)
2. IBM60,211 ($m)
3. Microsoft56,647 ($m)
4. GE47,777 ($m)
5. Nokia34,864 ($m)
6. McDonald's32,275 ($m)
7. Google31,980 ($m)
8. Toyota31,330 ($m)
9. Intel30,636 ($m)
10. Disney28,447 ($m)
Fonte: Interbrand

Interessante assistir a apresentação:
a apresentação de , Global Chief Executive Jez Frampton reviews the big takeaways from the 2009 study.


2010/07/29

A gente viaja longe, mas é somente para encontrar a nós mesmos..



Tantas vezes procuramos o não encontrável, vislumbramos sonhos impossíveis pela incapacidade de perceber que estes só dependem da iniciativa de fazer acontecer e de deixar o medo se esvair sem dó nem piedade.
Viajamos para longe para descobrir que a força de vontade já habitava em nossa morada e isto é bom, porque percebemos que as fronteiras estão muito mais próximas e apenas aguardando para serem desbravadas pela iniciativa daqueles que voltam a enchergar além do horizonte.
E ainda melhor, descobrimos Amigos e Irmãos de longa data que nem mesmo conhecíamos, logo ali, do outro lado do mundo..

2010/07/17

La Luce


La luce, è vita.
Ti accarezza, ti avvolge,
Ti riscalda e talvolta
Ti violenta.

La musica,
è oltre il pensiero.
Non ti lascia mai.

Il corpo,
è uno strumento.
È triste non lasciare
che si esprima.

La mente,
spesso è come un'amante
troppo perfetta.
Ti dà solo tutto quello
che tu permettil
Lasciala, liberala.
Ti stupirà.

Alfredo Sabbatini, Photographo di Milano
www.maisonsabbatini.com

2010/05/10

996 novas fotos do Japão


Bem vindos ao Sul do Japão ..


Gaivotas na travessia para Nagasaki

Em continuidade à seleção das fotos de 32 dias no Sul do Japão, convivendo com a cultura das cidades de Kagoshima, Kumamoto, Nagasaki e Beppu, foram atualizadas no site 996 novas fotos.
Ainda faltam 11 dias de seleção, mas já é possível ver um pouco deste Japão fora das principais rotas turísticas.
As fotos estão colocadas em ordem cronológica da visita. Dentro de um breve tempo, uma seleção ainda mais refinada será necessária para chegar em algo entre 30 a 40 fotos para a exposição Ichigo Ichie e posteriormente para o Livro.

Suizenji Jojyuen Park

Museu da Bomba Atômica em Nagasaki

Para quem desejar conferir, basta entrar etrauer.com e clicar no Vulcão Sakurajima no início do site que, diga-se de passagem, além de IMPRESSIONANTE, lembráva-nos diariamente de seu PODER brindando com 'baforejadas' de cinzas de 2 a 3 vezes ao dia.

Uma das fotos que mais gosto, no caminho ao Templo Shintoista para pedir um bom ano
Esta foto faz parte de uma série limitada, onde a número 01 está sendo ampliada nesta semana e já tem endereço certo.

Ótima semana para todos!

Eduardo Trauer

2010/04/19

35 fotos do Eyjafjallajokull

Impressionante ... Maravilhoso ... Assustador ... Real ... Respeitoso ... Imponente ... para pensar ...

More from Eyjafjallajokull

2010/04/15

Entrepreneurship Talk Space

Com:

Patrícia Lima e Giancarlo Meneghini
Revista Catarina e Grupo 903
Na aula de Empreendedorismo || Ceart || Udesc