2009/03/28
2009/03/26
Plano de Marketing e Alicerce
2009/03/25
Marketing
2009/03/16
Quiasma
Sugestão Cultural
Exposição da Artista Betânia Silveira no MASC - Museu de Arte de Santa Catarina.
Somente nesta semana.
Também segue o convite:
ENCONTRO NO MASC:
O ARTISTA FALA DE SUA OBRA
Participação: Albertina Prates, Betânia Silveira,
Fabiana Wielewicki e Sela
Dia: 18/03/09
Hora: 14h
Local: Museu de Arte de Santa Catarina
Cronograma 2009-1
Como nosso ambiente é mutável, existe a possibilidade de pequenas alterações e sua comunicação será feita com antecedência.
Uma ótima semana para todas e para todos!
2009/03/13
Moda e estilo de vida - tudo a ver
Se estivermos certos, a turbulência do mundo de hoje irá propiciar uma nova explosão de coisas excêntricas. Quanto mais inseguras, inquietas ou infelizes as pessoas se sentem, mais elas procuram refúgio – para suas angústias e frustrações – nas roupas de grife, restaurantes badalados e jóias vistosas. Como dizia um velho anúncio da De Beers, só há três ocasiões em que a beleza das mulheres se torna realmente majestosa: quando estão amando, quando esperam um filho e quando ostentam um colar de diamantes.
Dito assim, tudo parece fácil. Bastaria encontrarmos um ponto sensível da alma humana, oferecer uma poção milagrosa e faturar alto. Mas não é bem assim. Existem caminhos secretos que só os iniciados conhecem e que fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso no mundo da moda."
Presidente do Conselho Editorial da Revista da ESPM
Revista ESPM - VOLUME 15, EDIÇÃO N.5 - set/out 2008
2009/03/10
Alzheimer político
2009/03/08
Arte e o toque pessoal
"TOLSTOI dizia que 'se um homem é contagiado pelo estado de alma do autor, se ele sente essa emoção e essa união com outros, então o objeto que causou isso é arte. A intensidade dessa infecção é também a única medida de excelência em arte. Quanto mais forte a influência, tanto melhor é essa arte - sem se levar em conta o assunto, isto é, sem considerar a qualidade do sentimento que ela transmite. E o grau de influência da arte depende de três condições: a individualidade (em relação ao artista, a originalidade) do sentimento transmitido; a clareza com que o sentimento é transmitido; e a sinceridade do artista'. Tolstoi se refere ao toque pessoal do artista que contamina a obra que, por sua vez, contamina o observador."
Sobre a eterna discussão do tema: Fotografia é Arte?!?
2009/03/06
Um pouco mais sobre Havaianas...
Em 1994, a São Paulo Alpargatas perdeu a licença da Nike, resultando em relevante perda de receita e lucratividade em 1995. Para reverter o mau desempenho, em 1997 a empresa iniciou um processo de reestruturação, sendo que um dos principais elementos desse processo foi um reposicionamento e valorização da marca Havaianas. A empresa inovou no design e nas cores das Havaianas e resolveu despender maior investimento em propaganda.
As antigas eram de solado branco com tiras coloridas, e assim que surgiram os modelos monocromáticos, fez o conceito sobre as Havaianas mudar, deixando de serem conhecidas com 'sandália de pedreiro'."
2009/03/05
Sandálias Havaianas
O que será que a Gisele tem a ver com as Havaianas..??
Como é que vocês poderão trabalhar com as "legítimas que não soltam as tiras"? O tema é bom, rico em informações, mas é interessante verificar e conhecer a história das Havaianas.
Será que é verdade...?
"As Havaianas foram criadas em 1962, inspiradas nos tradicionais chinelinhos japoneses, as suripas. Essas sandálias são a própria democracia em forma de produto de moda, sendo usado por pessoas de todas as classes sociais, cores e credos, sem preconceitos.
Até 1994, o modelo hoje batizado de Tradicional reinou absoluto como as sandálias que “não desbotam, não soltam as tiras e não têm cheiro”, em cinco cores. Mas, a partir do lançamento das Havaianas Top, começaram a aparecer variações do chinelo: na altura do solado, nas estampas, na largura das tiras… Hoje, existem quase 40 modelos diferentes de Havaianas que, combinados com as diversas opções de cores, chegam a mais de 350 variações.
A partir de 2001, as Havaianas globalizaram, e hoje os chinelos estão em mais de 70 países, como Inglaterra, França, Estados Unidos, Congo, Japão e Nova Zelândia. Ah, e são vendidas em lojas de luxo como Galerie Lafayette e Et Vous (na França), Selfrigdes (Inglaterra) e Sack’s Fifth AV (EUA)."
2009/03/04
Como foi o 1º encontro com toda a turma?
Ainda não respondi nenhuma dúvida e, nesses casos, vale a máxima: "ou todos entenderam muito bem .. ou ...."
Estou no aguardo.
2009/03/03
Novos Desafios ...
Pelo que estive percebendo ... e sondando pelos corredores da ESAG, hoje despontará claramente o grande desafio: O quê fazer??? Como fazer??? Por onde começar??? Quem faz o quê???
Inicialmente convido vocês para uma nova leitura nas dicas de postagens anteriores que estão logo abaixo, prestando muita atenção na forma que devemos trabalhar em "grupo" ou em "equipe". Sem sombra de dúvidas, se vocês optarem e conseguirem trabalhar em Equipe será beeem melhor.
Nada de atropelos e de tentar começar pelo fim, primeiro: Foco .. Foco .. Foco. Deixem bem claro os objetivos e as responsabilidades de cada um. Dividir o trabalho em partes e tentar juntar no final, como geralmente acontece em atividades escolares em "grupos" não parece ser o mais adequado.
A percepção de Marketing, Estratégia e Visão Gerencial não deve ser um Resumo dos livros, pois vocês possuem uma vicência e percepção que devem ser exploradas. É claro que o apoio em livros, artigos e outras fontes confiáveis torna-se imprescindível .. é um complemento mútuo.
Bom trabalho e até breve!!
2009/03/01
Filmes da Semana
Noites de Tormentas: Nunca é tarde para uma segunda chance [Nights in Rodanthe], com Richard GERE e Diane LANE.
Procedimentos Criativos
"Há processos de criação que podem produzir grandes resultados e podem ser muito usados na elaboração de mensagens, veja um exemplo:
1. A bi-secção simbolizante, que consiste em aproximar elementos bem diversos e descobrir uma solução da relação entre eles. Exemplo: vassoura/espelho => ? ; água/estrela => ?
A mensagem surgirá da intersecção dos dois universos aparentemente estranhos um ao outro, numa zona comum onde os dois se cruzam. Exemplo: certo anúncio de aparelho de som de carro utilizou um violino deitado sobre os bancos.
É mais fácil criar a partir de algum fato, ou situação, do que a partir do nada. A imaginação começa a trabalhar e o problema fica minimizado.
Não há criação publicitária sem determinar primeiro uma estratégia que estará subjacente ao trabalho."
Bom trabalho e divirtam-se!!!