2009/03/13

Moda e estilo de vida - tudo a ver

"Na história da humanidade, as fases de maior esplendor do que hoje chamaríamos de "indústria da moda" sempre coincidiram com as épocas de enriquecimento rápido, turbulência econômica e social e (por que não dizer) depravação moral. Houve época, na Roma antiga, em que se gastavam fortunas para organizar grandes jantares para o mundo político e financeiro. Mas só conseguiam atrair a atenção de Petronius, o árbitro da moda dos Romanos, se incluíssem sacrifícios de seres humanos, devorados por peixes carnívoros.

Se estivermos certos, a turbulência do mundo de hoje irá propiciar uma nova explosão de coisas excêntricas. Quanto mais inseguras, inquietas ou infelizes as pessoas se sentem, mais elas procuram refúgio – para suas angústias e frustrações – nas roupas de grife, restaurantes badalados e jóias vistosas. Como dizia um velho anúncio da De Beers, só há três ocasiões em que a beleza das mulheres se torna realmente majestosa: quando estão amando, quando esperam um filho e quando ostentam um colar de diamantes.

Dito assim, tudo parece fácil. Bastaria encontrarmos um ponto sensível da alma humana, oferecer uma poção milagrosa e faturar alto. Mas não é bem assim. Existem caminhos secretos que só os iniciados conhecem e que fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso no mundo da moda."

por Francisco Gracioso
Presidente do Conselho Editorial da Revista da ESPM
Revista ESPM - VOLUME 15, EDIÇÃO N.5 - set/out 2008

Um comentário:

  1. Tem essa edição dessa revista na faculdade.
    Sou doida por ela!!
    Adoro o marketing de luxo e a industria da moda.
    Na minha opinião o futuro do marketing estará nele absorver alguns ditames do luxo como exclusividade (para produtos populares seria no máximo customização, mas vai lá), estética e apelo emocional (deve-se desejar o produto e não apenas necessitar do seu uso).

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