Para David Ogilvy, Marca é a soma intangível dos atributos do produto, de seu nome, seu preço, sua embalagem, sua história, sua fama e a forma como é feita a sua publicidade. Uma marca é também definida pelas impressões dos consumidores sobre pessoas que a usam, tanto quanto pela sua própria experiência.
A marca, segue Cobra (2007), penetra na mente das pessoas e registra no consciente os valores tangíveis do produto - isto é, seus atributos físicos, seu 'corpo', por assim dizer - e, no incosciente, os valores intangíveis do produto - ou seja, sua 'Alma'.
Atualmente, mais do que um produto, a marca vende um Estilo de Vida.
Experimente o seguinte exercício: Olhe ao seu redor e identifique os produtos que estão na sua proximidade. O que eles representam? Que associações surgem em sua mente ao olhar para eles [se é que elas surgem]?
As marcas gravitam no imaginário das pessoas, mas habitam seu cotidiano, transferindo a elas sua personalidade, reafirma Cobra (2007)
As marcas mais valiosas do Mundo (2005) (em milhões de dólares)
1. Coca-Cola | 67,3 ($m) |
2. Microsoft | 61,3 ($m) |
3. IBM | 53,7 ($m) |
4. GE | 44,1 ($m) |
5. Intel | 334 ($m) |
6. Disney | 26,1 ($m) |
7. McDonalds | 25,0 ($m) |
8. Nokia | 24,0 ($m) |
9. Toyota | 22,6 ($m) |
10. Marlboro | 22,1 ($m) |
1. Coca-Cola | 68,734 ($m) |
2. IBM | 60,211 ($m) |
3. Microsoft | 56,647 ($m) |
4. GE | 47,777 ($m) |
5. Nokia | 34,864 ($m) |
6. McDonald's | 32,275 ($m) |
7. Google | 31,980 ($m) |
8. Toyota | 31,330 ($m) |
9. Intel | 30,636 ($m) |
10. Disney | 28,447 ($m) |
Interessante assistir a apresentação:
a apresentação de , Global Chief Executive Jez Frampton reviews the big takeaways from the 2009 study.
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