2010/08/09

Marca

"Não por acaso, Coco Chanel fazia parte do grupo de intelectuais do início do Século XX, como Serge Diaghilev, Pablo Picasso, Igos Sravinsky e Jean Cocteau, todos na busca de novos conceitosl 'Era respeitada por esses artistas como uma pessoa que quebrava as regras e inventava uma forma nova de expressão, como eles', diz Janet. [Janet Wallach, biógrafa da estilista.] .. 'O ponto de virada em sua carreira foi a criação do Chanel n. 5. Há várias histórias sobre a criação do perfume. .. Na verdade, ela criava um mito em torno de suas realizações. Essa era uma grande estrategista de marketing, conta Janet." [Cobra, p. 38-39, 2007] Marketing & Moda.

Para David Ogilvy, Marca é a soma intangível dos atributos do produto, de seu nome, seu preço, sua embalagem, sua história, sua fama e a forma como é feita a sua publicidade. Uma marca é também definida pelas impressões dos consumidores sobre pessoas que a usam, tanto quanto pela sua própria experiência.

A marca, segue Cobra (2007), penetra na mente das pessoas e registra no consciente os valores tangíveis do produto - isto é, seus atributos físicos, seu 'corpo', por assim dizer - e, no incosciente, os valores intangíveis do produto - ou seja, sua 'Alma'.

Atualmente, mais do que um produto, a marca vende um Estilo de Vida.

Experimente o seguinte exercício: Olhe ao seu redor e identifique os produtos que estão na sua proximidade. O que eles representam? Que associações surgem em sua mente ao olhar para eles [se é que elas surgem]?

As marcas gravitam no imaginário das pessoas, mas habitam seu cotidiano, transferindo a elas sua personalidade, reafirma Cobra (2007)

As marcas mais valiosas do Mundo (2005) (em milhões de dólares)

1. Coca-Cola67,3 ($m)
2. Microsoft61,3 ($m)
3. IBM53,7 ($m)
4. GE44,1 ($m)
5. Intel334 ($m)
6. Disney26,1 ($m)
7. McDonalds25,0 ($m)
8. Nokia24,0 ($m)
9. Toyota22,6 ($m)
10. Marlboro22,1 ($m)
As marcas mais valiosas do Mundo (2009) (em milhões de dólares)
1. Coca-Cola68,734 ($m)
2. IBM60,211 ($m)
3. Microsoft56,647 ($m)
4. GE47,777 ($m)
5. Nokia34,864 ($m)
6. McDonald's32,275 ($m)
7. Google31,980 ($m)
8. Toyota31,330 ($m)
9. Intel30,636 ($m)
10. Disney28,447 ($m)
Fonte: Interbrand

Interessante assistir a apresentação:
a apresentação de , Global Chief Executive Jez Frampton reviews the big takeaways from the 2009 study.


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