2009/06/03

Ser Feliz é uma Arte!

Felicidade: sensação de bem estar, ventura, contentamento, bom êxito, bem-aventurança.
Arte: expressão de uma atividade criativa, jeito, habilidade, execução prática de uma idéia.

A vida no Século XXI acontece em ritmo acelerado onde cada vez mais percebemos nos canais de mídia informações que mostram o aumento dos índices de pessoas com sintomas estresse e depressão e olha que não são pessoas exclusivamente ligadas a trabalhos específicos, nesse conjunto encontram-se adultos, jovens e adolescentes, enfim, todas as idades estão inclusas nessa realidade.

Na universidade também não é raro o número de alunos com atestados que envolvem tratamentos para a depressão. O papel do coordenador passa por uma linha tênue onde a paciência, a compreensão, a amizade e o bom senso devem estar presentes nas constantes conversas com alunos sobre sintomas relacionados ao estresse e a depressão.

Sob a ótica desta realidade, que sinais o mundo pode estar querendo nos mostrar? A vida que é para ser bela e divertida está se apresentando como uma rotina quase claustrofóbica onde sequer temos tempo para refletir sobre nossa própria vida! O mundo social em que todas as pessoas que estão ao nosso lado são referenciadas pelo pronome “nós” e onde somente uma única pessoa – você – poderá se chamar de “eu”, não está apresentando chances claras onde cada ser possa se encontrar consigo mesmo.

Porém pode haver uma saída se pressupormos que temos o livre arbítrio para decidir nossas escolhas pessoais e profissionais, mas ao mesmo tempo, devemos cumprir com nossos compromissos que incluem família, sociedade e governo. Temos que comprar alimentos, vestuário, lazer, saúde, educação, segurança e ainda pagamos uma altíssima taxa de impostos que não nos perdoam o atraso.

Eis aqui o grande desafio de transformar a felicidade na arte de viver e continuar dando conta dos compromissos diários. É um exercício constante e criativo que exige, pelo menos, o dever de repensar diariamente no que queremos ser e fazer de nossas vidas e com quem e como queremos estar convivendo. O mundo é holístico por natureza e plantamos os relacionamentos que desejamos ter, bem como desenvolvemos o caráter pelo qual seremos percebidos.

Quanto melhor fizermos nossos afazeres, quanto melhor tivermos os relacionamentos com as pessoas, melhores frutos e dias mais proveitosos poderemos ter. E as escolhas passam pelo desejo e força de vontade de cada um de nós, inclusive nas atividades e profissões que podemos escolher e não aquelas pelas quais somos direcionados, seja por medo, falta de informação ou conveniência.

Nesta vida tumultuada, realmente, ser feliz é uma arte, é um desafio a ser almejado, vencido, conquistado e comemorado a cada dia a partir de hoje!


PS. Um agradecimento especial e um forte abraço ao Morongo, fundador e proprietário da Mormaii por inspirar parte deste texto, além de demonstrar com o sucesso de sua empresa que as pessoas são e representam o grande valor de uma organização, bem como para a mãe da Irla – amiga muito especial - que no início deste ano olhou para mim e disse: “... é Eduardo, ser feliz realmente é uma arte!“. Desde lá venho pensando que deveria materializar em palavras o significado desta expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário