2010/10/31

Modelos e Fashion Show


No último Fashion Show, quando estava fotografando e vendo o comportamento das modelos na passarela, decidi compartilhar aqui algumas sugestões que poderão auxiliar a todas que estão nesta profissão. Lembro que falo sob o ponto de vista do Fotógrafo e Profissional de Marketing.
Atenção Models, esta série de Posts é para vocês!
Obs.: Caso a sua foto apareça por aqui sem o seu nome e referências, favor enviar uma mensagem para que eu possa completá-la!

Balneário Fashion Show 2010-2
Desfile: Mar Rio
Modelo: Nathália Grizard - Ford Models SC
Scouter: Giane Grégio
Fotografia: Eduardo Trauer

Assim como em todas as profissões e, principalmente nas artes, é importante que cada um desenvolva um estilo próprio que o faça reconhecido no meio, uma espécie de "Identidade Profissional" que, mesmo em um ambiente com padrões de comportamento e atitudes, como na passarela de um desfile de moda, as pessoas que olham possam perceber nas sutilezas e nos detalhes as peculiaridades de cada Modelo.

Em um desfile existem vários tópicos nos quais as modelos devem estar atentas, e vamos falar sobre cada um deles:

#1. O básico: saber como desfilar
#2. Conhecer o perfil da marca que a está contratando: Qual é a "atmosfera" da marca, quais são os valores, qual o público e qual o conceito da mesma?
#3. Qual é o conceito "deste" desfile em especial?
#4. Quais os produtos que devem ser ressaltados?
#5. Qual é a orientação para o desfile?
#6. Quais as dimensões da passarela e quais são os "pontos de ouro" da mesma?
#7. A luz é homogênea? Onde estão melhores focos de luz? Assim como a fotografia, as modelos devem se posicionar no melhor ponto de luz para ressaltar tanto a marca quando o seu trabalho.
#8. Como está posicionado o Pit dos fotógrafos e qual a melhor forma para valorizar tanto a marca quanto a sua personalidade?
#9. Modelo também é atriz e tem que saber interpretar com naturalidade o que a Marca quer passar neste momento,
#10. O "olhar", sempre seguro, inclusive no encerramento, nada de olhar para baixo, [somente se fizer parte do conceito, o que é difícil ...]
#11. Segurança e Auto-Confiança, sempre, sempre .. mesmo que imprevistos possam acontecer e, eles acontecem [saltos quebram, viram, sapatos escorregam, sapatos apertam, sapatos soltam, afinal de contas, o mundo é real e devemos saber interpretá-lo em todas as circunstâncias!]


Donna Fashion 2010 || Florianópolis
Desfile: Pietra
Modelo: Ana Paula Pfleger - Ford Models SC
Fotografia: Eduardo Trauer

#2. Conhecer o perfil da marca que a está contratando: Qual é a "atmosfera" da marca, quais são os valores, qual o público e qual o conceito da mesma?

Para começar a pensar: O que é, no seu ponto de vista, a "atmosfera da marca"? [em breve, mais sobre este assunto]

O que significam esses "nomes" significam para vocês: Imagine como exercício o significado das 2 primeiras palavras e imagens que aparecem na sua mente quando você lê:

Chanel
MontBlanc
Dolce & Gabbana
Yves Saint Laureant
Alexandre Herchcovitch
Valentino
M.Officer
Calvin Klein
Carolina Herrera
Zara
Colcci
Hering
Victoria's Secret
Cori
Louis Vuitton

C
ada uma destas Marcas possui um significado minuciosamente planejado para construir uma idéia na mente do consumidor, tanto que suas lojas, logomarcas, embalagens, enfim todo o "circo" que circunda seus produtos tem a mesma identidade que é repassada aos temas e arranjos das coleções e desfiles. É muito importante que a modelo conheça e tenha intimidade com esta identidade, pois sua expressão facial, sua forma de desfilar e também de se posicionar e movimentar seus braços, mãos e pernas devem estar conectatos com a Marca e, ressalto: Mesmo dentro desta conexão a Modelo 'pode e deve' ter a sua identidade também. Prestem a atenção nas Grandes Top Models Mundiais, todas elas têm a sua expressão peculiar.

#3. Qual é o conceito "deste" desfile em especial?

Sabemos que muitas vezes a correria é grande e os castings são realizados poucas horas antes do desfile, mas nem por isto é que vocês estão "descompromissadas" de se informar e de conhecer cada uma das marcas que estarão presentes no Fashion Show do qual vocês estarão participando. No momento em que vocês forem informadas/convidadas/contratadas para um casting de um Desfile, procurem buscar todas as informações possíveis sobre cada uma das Marcas presentes, bem como sobre o tema de cada um dos desfiles.
Cada Desfile possui um "Conceito" que está diretamente relacionado com a coleção que estará sendo apresentada. Conforme o item anterior, a coleção também estará [ou pelo menos deveria estar] conectada com a "atmosfera da marca" e é dentro deste "conceito" que vocês "Modelos e Atrizes" deverão se posicionar com a expressão corporal e facial e o profissionalismo da técnica de passarela.


#4. Quais os produtos que devem ser ressaltados?

Cada desfile, além do seu "Tema" e "Conceito" tráz, logicamente, seus produtos que serão apresentados. Esta informação parece óbvia, porém como ressalta Paco Underhill, "o óbvio nem sempre é aparente", mas deve sempre ser relembrado para não "tropeçarmos" nele. Então toda a atenção para o tipo de produto que será apresentado neste desfile e, principalmente, para o produto que "Você" estará vestindo/usando.



Um desfile é apresentado para pelo menos 5 públicos muito específicos e não menos importantes dentre eles:
* A Imprensa através dos Jornalistas, Colunistas e Editores de Moda;
* Os convidados VIP;
* Os Fotógrafos [quase sempre esquecidos e extremamente importantes para o registro visual que poderá ser publicado nos principais veículos de comunicação, bem como para o registro de cada uma das marcas];
* Os VideoMakers que estarão filmando o Desfile e,
* O Público em geral e convidado.

Nas primeiras filas ficam geralmente os Jornalistas e Convidados VIP's que recebem de primeira mão as novidades de cada Estação. Os Jornalistas trabalham com as críticas e matérias que serão publicadas e os Convidados VIP's muitas vezes são as pessoas formadoras de opinião e que, não raro, tiveram a oportunidade de adquirir de primeira mão as peças das coleções. São muito importantes na cadeia mercadológica do ciclo de vida destas coleções



Os Fotógrafos ficam no chamado "Pit" junto com os VideoMakers e têm a oportunidade única de fotografar cada modelo desfilando. Muitas vezes os centímetros quadrados são disputados a "preço de ouro" para conseguir uma posição melhor e mais adequada para fotografar sem as interferências externas como bordas da passarela, pessoas das das primeiras filas, colunas, holofotes, dentre outros. É para os Fotógrafos que Vocês devem dar uma atenção especial no momento do desfile, do olhar compenetrado, dos "eternos 4 segundos" de parada na ponta da passarela, na possibilidade do deslocamento do "centro de equilíbrio" do seu corpo tanto para a direita quanto para a esquerda beneficiando assim os fototógrafos que estão em todas as posições do Pit, afinal de contas, Vocês não sabem para quais Veículos eles estão fotografando. São nestes pontos básicos que a grande maioria das Modelos não são orientadas e nem têm o conhecimento para valorizar tanto a "Sua Marca - Você", quanto a Marca para a qual Vocês estão representando na passarela. Também para os Fotógrafos que os produtos também devem ser bem ressaltados, com o tempo adequado para serem registrados pelas lentes.
Quanto aos VideoMakers, geralmente estes estão com suas câmeras fixas em tripés centralizados no Pit e irão captar todo o desfile.

Caso os produtos a serem ressaltados sejam Bolsas, Sapatos, Jóias, Chapéus, Pulseiras, todos estes detalhes devem ter alguns segundos preciosos de exposição na ponta da passarela.


Ahh.... e muita atenção, Vocês também podem auxiliar a organização do defile da marca para lembrar de detalhes, tais quais retirar a "etiqueta" dos produtos, vejam como aparece e chama a atenção na foto abaixo:



#5. Qual é a orientação para o desfile?

[em breve, mais sobre este tópico]

Nenhum comentário:

Postar um comentário