2009/08/10

Criatividade || Parte I

Criação está relacionada com 'fazer existir algo que não existia até então'. Se conceitos como 'inesperado' e 'mudança' são inseridos no processo podemos começar a pensar em criatividade também.

Criatividade sem emoção também não faz muito sentido. Faz-se necessário estar envolvido e focado no que objetivamos e isso requer TEMPO, ESFORÇO e - obviamente - FOCO, gerando disposição para encontrar uma nova idéia.

Outro ponto interessante para refletir é que nosso cérebro somente pode - em tese - ver aquilo que ele está preparado para ver, ou seja, as idéias que já possuimos e isto acaba nos condicionando a sempre seguir pelos mesmos caminhos, pois temos uma provável preguiça para pensar em alternativas diferentes - isto se não exercitarmos nossos pensamentos.

Finalizo esta reflexão com a afirmação de De Bono: "Criatividade não é simplesmente uma maneira de fazer melhor as coisas. Sem ela, somos incapazes de fazer pleno uso das informações e experiências que já estão disponíveis e estão presas a antigas estruturas, padrões, conceitos e percepções."

Nenhum comentário:

Postar um comentário