2009/08/09

Gripe Suína

Transcrevo abaixo uma excelente reflexão crítica de um grande amigo, Rodolfo, sobre a "Gripe Suína"

"Seria também irresponsabilidade afirmar que a coisa é 'apenas boato'.
Já dizia o ditado 'onde há fumaça há fogo'.
E não é a 1a vez que o governo tenta abafar uma notícia - seja lá em que área - principalmente se mostra o despreparo, desleixo ou ignorância do poder público.

Sim, a doença está ai. A OMS já decidiu parar com as contas depois que a gripe foi declarada pandemia. Como a gravidade da doença por enquanto não é nada de fora do comum o conselho foi a dos governos se preparem da melhor maneira para cuidar do doente. Seja passando simplesmente informação ou nos casos mais graves disponibilizando mais leitos.

O que eu vejo é que as pessoas - com ou sem razão - estão começando a inflacionar o pânico.
Sim,um pouco mais de transparência nas informações ajudaria. Mas o pessoal já aprendeu a desconfiar sempre do governo. Saudável até certo ponto.

As estatísticas mostram que nossas cidades são perigosas. O que fazemos é evitar os lugares e horários mais perigosos. Mas a grande maioria não se impôs um auto enclausuramento.
Nossas estradas são perigosas para motoristas e pedestres. O que nos resta é ficarmos mais atentos - o que não é nenhuma garantia de ficar livre de acidentes. Mas continuamos nas ruas sem pânico.

Então sim, temos possibilidades de conviver com uma realidade incômoda tomando certas precauções, mas não há garantia de que vamos ficar livre de problemas.

O que me irrita mesmo é ver pessoas que inflam o pânico mas tem duas medidas para o mesmo peso.Por exemplo adiar a volta às aulas mas não aceitam jogos ou concertos sem público.
Se a gripe estiver ai em Fevereiro, vão cancelar o carnaval no Rio?
No meu trabalho, no início do ano, proibiram viagens de negócios ao México mas não aos USA ou Canadá - mesmo os mesmo já apresentando estátisticas parecidas de casos e mortes que o México teve!

Seja coerente nas escolhas mas sem pânico. É só isso que dá para fazer.
Como obter informação confiável é tarefa difícil, dê uma boa olhada nas pistas que os jornais trazem:

_Se aquele grupo de vereadores cancelou uma 'visita' a Cancun para discutir aquela cooperação em tecnologia de ciclovias - desconfie que a situação lá pode estar ruim!
_Se aquele grupo de deputados cancelou a ida àquele importante congresso de cultura dos Pampas em Bariloche - a situação lá ta preta!
_ Se os prefeitos resolveram adiar aquela visita a Ctba para oficializar aquele importante repasse de verbas - corre, se benze que a coisa lá ta na hora da morte!

Então, são pistas sutis como essas que mostram se um lugar está livre o não da gripe Suína :-) "

Excelente reflexão de Rodolfo

Ps: Não quero botar mais lenha na fogueira mas em Brasília me parece que os deputados e senadores já não estão mais indo ao trabalho e que as férias nos 3 poderes esse ano vão começar mais cedo e terminar mais tarde! Não estão comentando, mas me parece que a coisa lá também está feia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário