2010/03/16

Criatividade ... onde ela foi parar?!?

Recentemente constatei em sala de aula algumas situações que realmente me deixam preocupado.
Ao solicitar para as turmas apresentarem brevemente tópicos de um capítulo sobre estratégia, percebo que a grande maioria chegou no momento da apresentação com o conteúdo único e restrito que o autor abordou e na tradicional forma de .ppt [algumas vezes com slides prontos baixados da internet - alguns até em espanhol!!]
Como diria o Clicio: "Preste atenção cara pálida!"
Onde está o interesse? Cerca de 25% dos acadêmicos chegaram com um arquivo salvo em uma versão não compatível com o software disponível na sala de aula. A mesma sala de aula que eles estão frequentando desde o início do ano... O mínimo que esperamos de um profissional em capacitação é o seu interesse e preocupação em verificar quais serão as possíveis condições e recursos disponíveis para sua apresentação e estar preparado para pequenos imprevistos. E isto que o alerta sobre problemas de versões de softwares já havia sido discutido em aula.
É o básico do básico das ameaças e oportunidades do ambiente externo.
Além do mais, constatei expressões do tipo "o livro cuspiu isso e nem explicou direito". Veja bem, qual é a possível interpretação de quem escuta esta expressão: Não houve interesse em aprofundar o assunto, ou quem sabe a educação na apresentação foi deixada de lado. Pega muito mal para quem se apresenta desta forma!
A expressão da comunicação poderia ser bem diferente, algo como: O autor aborda superficialmente determinados assuntos e, portanto, busquei alguns exemplos nas seguintes fontes para apresentar a vocês ....
O que assusta mesmo é que parece que muitos não percebem que estão sendo observados em um momento no qual poderiam fazer a diferença para que, em um futuro próximo, possam ser lembrados em possíveis oportunidades profissionais!
Para referências e reflexões, fica a dica de um texto sobre criatividade.
O potencial criativo depende de cada um para fazer acontecer. A passividade deveria dar lugar à pró-atividade!
Fica a dica e vida que segue.

Um comentário:

  1. Trauer:
    É o que eu venho falando em algumas mesas de bar:
    Desça à superfície!
    As pessoas, profissionais, aceitam a primeira resposta. O poder investigativo parece estar morto.
    É isso, excelente artigo.
    Abs,
    Marcus Vinicio
    @marcusvfo

    ResponderExcluir