2009/03/06

Um pouco mais sobre Havaianas...

"Em 1962, logo quando surgiram, as Havaianas eram usadas especialmente por mulheres. Já na década de 70, com a revolução cultural que acontecia, os homens deixaram de lado o preconceito e passaram a usar as sandálias. Mas foi na década de 90, que a Havaianas se tornou fashion.

Em 1994, a São Paulo Alpargatas perdeu a licença da Nike, resultando em relevante perda de receita e lucratividade em 1995. Para reverter o mau desempenho, em 1997 a empresa iniciou um processo de reestruturação, sendo que um dos principais elementos desse processo foi um reposicionamento e valorização da marca Havaianas. A empresa inovou no design e nas cores das Havaianas e resolveu despender maior investimento em propaganda.

As antigas eram de solado branco com tiras coloridas, e assim que surgiram os modelos monocromáticos, fez o conceito sobre as Havaianas mudar, deixando de serem conhecidas com 'sandália de pedreiro'."

Fonte: SILVA, Juliana Schunck da., BORIN, Marcela Oliveira, MUSSI, Tatiana Jenné. Estudo da viabilidade de abertura de uma loja de Sandálias Havaianas na cidade de São Paulo. Trabalho de conclusão de curso. São Paulo: ESPM, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário